1 of 7  Previous | Next

POVERA | cena. cenoura
32º FESTIVA DE ALMADA | DAR LUGAR AO ACONTECIMENTO | PAVILHÃO POVERA
-
credits
luis amália

- -
a piece in seven acts and a epilogue” is a play inspired in both human actions and the possibilities of the architectural space.
The play of the actor moving reinterpreting the choreography of life, the routines, the rituals.
Behaviors and casual ecounters emerging natrually on each every will be able to appear once again. One act per day and in each every act, all of them.
And Time which mesures all.

^

uma peça em sete actos e epílogo" tenta converter-se numa representação ficcionada, inspirada nas acções humanas e nas possibilidades espaciais do arquitectónico.
O jogo do actor em movimento reinterpreta a coreografia da vida, das rotinas, dos rituais. Os comportamentos e encontros fortuitos que surgem naturalmente em cada um dos actos serão susceptíveis de emergir, uma e outra vez. Cada dia um acto e em cada acto, todos eles. E o tempo, que tudo mede.


/
dar lugar ao acontecimento

Associado à construção do Pavilhão POVERA, será criada uma peça exclusiva ad/hoc que questiona de que modo o espaço arquitectónico pode ocupar o lugar fundamental da dramaturgia e ser o ponto de partida para uma obra de teatro. Porque razão se insiste em "associado a"?

É importante assinalar o carácter experimental desta peça: geralmente é a Arquitectura que fica subordinada a uma obra de teatro. Costumamos entender a cenografia como uma consequência do texto dramático. Aqui, no entanto, é o espaço arquitectónico, cenografia ou não, que se converte no disparador artístico, no gerador do acontecimento. A dramaturgia nasce depois desta construção, intrinsecamente ligada a ela.

Durante os sete actos e o epílogo que compõem a peça, o espectador irá assistir à meticulosa celebração de uma refeição: preparação, entradas, primeiro prato, segundo prato, sobremesa, café / digestivo e limpeza. O público converte-se, dependendo do dia e da hora, num simples espectador ou numa peça fundamental, no mecanismo da cerimónia.
"A Arquitectura não são os edifícios. Nem as acções que acontecem nos edifícios". As acções são uma consequência directa apresentada pelo usuário, que neste caso é o actor. Somos sempre actores.

Existem paralelismos entre o Acontecimento e a Arquitectura. A Arquitectura é parte fundamental da mise en scène, entendendo a acção como um todo, tal como a construção de um edifício. Do mesmo modo como as variáveis de contexto interferem num projecto arquitectónico, também nesta peça se pretende explorar as variáveis de contexto para a sua criação. O contexto, a atmosfera, a distância, as texturas, a luz. As sequências.

The architecture is instrumental part of the mise en scène, understanding the action as a whole, such as the construction of a building. As the context variables interfere in an architectural project, in this scenic piece is pretended to explore the context variables for its conception.
Contexts, atmosphere, distance, texture, light. The sequences